sábado, 11 de maio de 2013




Frutas selvagens
 Frutas selvagens
Se algum dia você ficar perdido no mato por muitos dias sem comida, você vai ter que achar um meio de se alimentar. Se estiver preparado e conhecer a área, você não vai ter problemas em encontrar plantas comestíveis; porém, se ocorrer o pior e você não souber se uma planta é segura, siga estas regras para testar.

Passos

  1. 1
    Planeje cuidadosamente para evitar ter que usar os métodos deste artigo. Algumas plantas são letais, e mesmo seguindo estas regras com perfeição, sempre existe uma chance de que uma planta lhe faça mal. Prepare-se para ir para o campo; aprenda sobre a fauna e a flora local e leve um livro de taxonomia para identificar plantas. Mesmo se não estiver preparado e não puder encontrar comida segura, lembre-se de que o corpo humano pode passar dias sem comida, dependendo do seu nível de atividade. É melhor passar fome que morrer envenenado.
  2. 2
    Encontre uma planta que exista em abundância. Não é uma boa idéia testar a planta se não houver o bastante para comer na região.
  3. 3
    Não beba nem coma nada por oito horas antes do teste, exceto água pura. Se tiver que usar este método, este passo é inevitável.
  4. 4
    Divida a planta em partes. Algumas plantas têm partes comestíveis e partes venenosas. Na verdade, você só quer testar se uma das partes (folha, raiz ou caule) é comestível.
  5. 5
    Descubra se a planta tem veneno que afeta pelo tato. Plantas deste tipo causam irritação só de encostar na pele. Esfregue a parte da planta no interior (o lado mais sensível) do cotovelo ou pulso. Esmague a planta, de modo a deixar a seiva tocar a pele, e deixe lá por 15 minutos. Se o local se alterar de alguma forma nas próximas 8 horas,não continue testando esta parte da planta.
  6. 6
    Prepare uma pequena porção da planta. Algumas plantas só são venenosas cruas; é uma boa idéia cozinhar a que estiver testando, se isto for possível. Se não puder cozinhá-la ou se souber que não será possível cozinhá-la no futuro, teste ela crua.
  7. 7
    Segure um pedaço pequeno da parte cozida contra um dos lábios por 3 minutos. Não ponha dentro da boca. Se sentir alguma reação, como uma queimação ou coceira, pare os testes.
  8. 8
    Coloque outra porção na língua. Segure-a no local sem mastigar por 15 minutos. Se sentir algo, pare os testes.
  9. 9
    Mastigue a planta e segure-a na boca por 15 minutos. Mastigue bem e não engula. Pare os testes se sentir algo.
  10. 10
    Engula uma pequena porção.
  11. 11
    Espere oito horas. Não coma ou beba nada durante este período, exceto água pura. Se se sentir mal ou enjoado, provoque vômito imediatamente e beba bastante água. Se tiver carvão ativo, tome-o junto com a água. Pare os testes se tiver qualquer reação adversa.
  12. 12
    Coma 1/4 xícara da mesma planta, preparando-a do mesmo modo. É importante usar a mesma parte da mesma planta e prepará-la da mesmo forma que na amostra inicial.
  13. 13
    Espere 8 horas. Não ingira nada, exceto água pura. Provoque vômito imediatamente se se sentir mal. Se nenhuma reação ocorrer, você pode apenas considerar que aquela parte da planta é comestível, e apenas se preparada do jeito que usou no teste.
  14. 14
    Comece a testar outra parte se a que você escolheu tiver falhado.
    • Se a primeira planta tiver falhado já no teste de contato, você pode testar logo uma outra planta no seu outro braço, ou atrás do joelho.
    • Se a planta tiver causado uma reação antes de ser engolida, espere até que os efeitos tenham passado antes de testar outra planta.
    • Se a reação tiver ocorrido depois de ingerir, espere até que os sintomas tenham passado.
    • Apesar de poder haver outras partes da mesma planta que sejam comestíveis, é preferível testar outra planta do que continuar na mesma.

Método Alternativo

Se estiver em uma situação na qual tenha acesso a outras fontes de comida (seguras), você pode incorporar este teste à sua dieta gradualmente, separando-o em 3 estágios e usando as suas 8 horas de sono como as 8 horas de preparação para o teste. Você só deve tentar executá-lo se estiver lutando pela sua sobrevivência (ou seja, se sua comida estiver acabando e você precisar testar outra fonte de alimento) ou se não conseguir encontrar informações sobre um determinado tipo de planta e estiver disposto a correr os riscos envolvidos (envenenamento e talvez morte).
  1. 1
    Acorde e faça o teste de contato. Após 8 horas, faça uma refeição normal (não comaa planta sendo testada).
  2. 2
    Na manhã seguinte, complete o teste engolindo um pedaço pequeno. Após oito horas, se você estiver vivo e bem, coma uma refeição normal novamente.
  3. 3
    Coma a amostra completa (1/4 xícara) da planta na terceira manhã. Após oito horas, comemore a adição de uma nova planta comestível ao seu cardápio selvagem comendo uma boa porção da mesma!
  4. 4
    Não deixe de seguir os outros passos, dicas e avisos. Este método alternativo serve apenas para evitar as 24 horas de jejum e permite que você teste novas plantas sem passar fome por mais de 16 horas por dia - e somente 8 horas no último dia, caso você já possa se alimentar apenas com 1/4 xícara da planta.

Dicas

  • Este artigo, principalmente a seção de Avisos, pode deixar de fora algumas plantas comestíveis, mas os avisos estão lá para lhe ajudar a evitar as plantas venenosas mais comuns.
  • Frutinhas agregadas, como a amora e a framboesa, são sempre seguras para comer - apesar de que, em locais em que são consideradas pragas, elas podem conter pesticidas.
  • Cozinhe sempre as partes subterrâneas das plantas, para matar bactérias e fungos.
  • Descasque frutas tropicais maduras e coma-as cruas. Se tiver que comer uma fruta verde, cozinhe antes. Siga todos os outros testes com estas frutas, a não ser que já saiba que ela é comestível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário