quinta-feira, 2 de maio de 2013

Espinheira Santa

O que é:

A espinheira santa de nome científico Maytenus ilicifolia é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação devido às suas propriedades medicinais.
Outros nomes populares da espinheira santa são: espinheira-divina; maiteno; salva-vidas; sombra-de-touro; erva-cancerosa; congorça e espinho-de-deus.

Propriedades da espinheira santa

Cicatrizante; anti-inflamatória, antiúlcerosa, calmante, analgésica; tonificante; anti-séptica; diurética; tem algum efeito anticoncepcional; facilita a eliminação dos gases e tem leve efeito laxante.

Para que serve a Espinheira santa

A espinheira santa serve para o tratamento da dor de estômago, úlcera, gastrite, azia; queimação; dispepsia, gases. Sendo eficaz também contra a H. Pylori.

Modo de uso da Espinheira santa

  • Em infusão: Colocar 1 colher (sopa) das folhas secas de espinheira santa numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar descansar por 15 minutos, coar e beber a seguir.
  • Cápsulas: Tomar 1 ou 2 cápsulas de espinheira santa antes das principais refeições.

Efeitos colaterais da Espinheira santa

Pode causar sensação de boca seca e náusea, que desaparecem com o uso contínuo do medicamento.

Contra indicações da Espinheira santa

No primeiro trimestre da gravidez e durante a lactação.
Deve-se evitar seu uso na gravidez pela falta de comprovação científica da segurança do medicamento e na lactação por diminuir a produção de leite materno.

Espinheira santa emagrece?

O uso da espinheira santa não emagrece mas como ela tem efeito diurético o indivíduo pode ter a impressão de que emagreceu ao consumi-la mas na verdade ele somente eliminou o excesso de líquidos de seu organismo.

Click to Verify - This site has chosen an SSL Certificate to improve Web site security

Nenhum comentário:

Postar um comentário