sábado, 4 de maio de 2013

Jardins internos em casa de campo!

Grandes janelas com vista espetacular do entorno são bastante comuns nas casas de campo, trazendo a vegetação ao redor para fazer parte da decoração, como um quadro vivo que sempre despertará interesse, qualquer que seja o clima da ocasião.
Nestes locais há muito mais luz, por vezes com o sol incidindo diretamente dentro do aposento.
Diversas então são as possibilidades de decoração.

Uma laranjeira dentro de casa

kumquat-vasoA surpresa para o visitante será encontrar dentro de casa uma laranjeira pequena junto destes janelas com sol.
Seu nome é kumquat (Fortunella margarita), um citro de pequeno tamanho que produz pequenas laranjinhas usadas em compotas ou com as cascas cristalizadas, apreciadíssima em todos os lugares.
De fácil cultivo e sem tomar muito espaço com certeza surpreenderá a todos.
Também nestes locais junto a janelas com luz direta pode-se cultivar o repolho ornamental (Brassica oleracea), um efeito surpreendente em meio a folhagens ornamentais.
Cultivado sozinho ou colocado com o próprio vaso de cultivo dentro de cestas rústicas junto a vasos pequenos de outras plantas, será com certeza um adendo na decoração.

Um jardim de inverno ou Poço de luz em sua casa

No projeto de uma casa de campo é possível realizar um sonho para quem aprecia plantas: um espaço com luz dentro de casa conhecido como poço de luz.
Em casa de um só piso será necessário parte do telhado com vidros, num efeito de arquitetura muito bonito e que possibilita muita criação no projeto.
Poderá ter a dimensão que o proprietário desejar.

Leve em conta a luminosidade do jardim de inverno

jardim-interno-bougainville
Será preciso ter em conta a posição do sol, se ficar com orientação Sul haverá bem menos luz do que se ficar para o Norte.
As plantas ali colocadas poderão ter diversas dimensões.
As mais altas no fundo as menores na frente, somente plantas de meia sombra e sombra.
As regas poderão ser feitas manualmente ou com irrigação controlada.

Proteja o poço de luz das infiltrações

A jardineira usada poderá ser definitiva, feita de alvenaria, que receberá proteção no fundo e laterais para evitar infiltrações indesejáveis.
O substrato deverá ser bem permeável, enriquecido com adubos químicos e não orgânicos, para evitar cheiros desagradáveis nos ambientes.
Muito importante é o sistema de escoamento das águas de regas para um ralo, evitando encharcamentos que poderão prejudicar as plantas ali cultivadas.

Poço de luz em casa de 2 pisos

Para quem tem dois pisos, o poço de luz em geral poderá ficar junto de uma escada.
O vão em altura ajudará a maior luminosidade.
É um erro, no entanto plantar uma palmeira de grande porte, pois tomará o espaço e acabará por sombrear as demais.
bromelia-vriesia-placa Palmeiras como a licuala,fênix-de-jardim (Phoenix roebelenii) , a camedória (Chamadorea elegans) ou a camedória-metálica (Chamadorea metallica)  poderão ser introduzidas.
Estas duas últimas palmeiras produzem folhas até bem junto do solo e não haverá necessidade de preencher o solo do vaso com outras plantas, podendo substituir por cascas de pinheiros ou pedriscos ornamentais.
Acrescentar então pequenos arbustos como o café-de-jardim (Ardisia crenata) , algumas begônias (Begonia boveri) de folhagem bonita darão o efeito decorativo elegante sem muitos custos de aquisição e manutenção.
Quando o espaço é bem iluminado, que tal  a introdução de algumas bromélias?
vriésia (Vriesia hybrida) e a neoregélia (Neoregelia carolinae) são de meia sombra e ali terão belo efeito tropical, com a cara do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário