quinta-feira, 2 de maio de 2013

Verônica


O que é:

Verônica é uma planta medicinal, cientificamente chamada de Veronica officinalis L cultivada em locais frios que possui pequenas flores de cor azul claro e sabor amargo. Ela pode ser utilizada em forma de chá ou compressas, sendo as compressas um excelente remédio caseiro para combater a coceira e evitar a pele ressecada.
A verônica também é conhecida por: Chá-da-europa; chá-do-norte; verônica-das-boticas; erva-dos-leprosos; verônica-macho e verônica-das-farmácias.

Propriedades da Verônica

Adstringente; diurética; tonificante; aperitiva; digestiva; expectorante, depurativa; béquica e antitussígena. Possui taninos, saponinas, sais minerais e ácidos orgânicos.

Para que serve a Verônica

Falta de apetite; sensação de peso no estômago; enxaqueca causada por má digestão; acalmar pruridos e suavizar a pele ressecada pelo frio.

Modo de uso da Verônica

  • Chá: Ferver 1 litro de água e depois deixar em infusão de 30 a 40 gramas das folhas de verônica por alguns minutos, esperar amornar, coar e beber em seguida. Tomar 3 a 4 xícaras por dia.
  • Compressa: Ferver 1 litro de água juntamente com 30 a 40 gramas das folhas e do caule da planta por 10 minutos e depois deixar esfriar. Quando amornar aplicar diretamente sob a pele.

Efeitos colaterais da Verônica

Não encontrados na literatura pesquisada.

Contraindicações da Verônica

São desconhecidas as contraindicações da verônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário